terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Como tratar infecções que causam câncer

Fonte: Estadão

Cientistas tentam criar vacinas para prevenir surgimento da doença.

A matéria publicada no dia 06 de dezembro no jornal Estadão discuti formas de prevenção do câncer através de medidas simples como a prevenção de infecções.
No texto ele comenta sobre a alta incidência de infecções na África e a sua associação com altos índices de câncer. O autor traça um paralelo entre a evolução da infecção pelo Epstein Barr (vírus causador da mononucleose) e o desenvolvimento de Linfoma de Burkitt e por fim comenta:
"...muitas infecções podem levar à aparição de um câncer, entre elas:
A bactéria H. pylori, que causa úlceras e pode levar a um câncer no estômago; O parasita responsável pela doença tropical esquistossomose pode causar o câncer de bexiga; O câncer cervical (no útero) pode ser causado pelo vírus do papiloma humano (HPV); O câncer no fígado pode ser causado pelo vírus da hepatite B; O sarcoma de Kaposi, um tumor cancerígeno que atinge o sistema conjuntivo, é causado por um vírus que ataca as pessoas com sistemas imunológicos fracos Em Uganda, país que abriga um alto número de pessoas HIV positivo, o sarcoma de Kaposi cresce em proporções endêmicas...
Mas a novidade é que essa ligação pode ser interrompida. "Se você sabe que uma infecção é a causa do câncer, se você ataca essa infecção, pode-se na verdade prevenir a ocorrência do câncer", diz a médica.
É isto que já está acontecendo com a vacina de HPV e de hepatite B. Na China, por exemplo, o câncer de fígado era o tipo que mais matava, mas desde que uma intensa campanha de vacinação contra a hepatite B teve início nos anos 1990, a incidência da doença começou a diminuir."
A cultura de tratar a doença ainda é muito forte no Brasil. Ainda não adotamos a política da prevenção como medida de saúde. Saneamento básico, exames de rotina, exercícios físicos, alimentação saudável e vacinação são atitudes simples e baratas que pode nos poupar um transtorno físico, social e emocional do tratamento de determinadas doenças. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário