terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Estudo associa HPV a câncer de garganta

Estudo associa HPV a câncer de garganta

Vírus sexualmente transmissível pode estar relacionado ao tumor de laringe

03 de dezembro de 2012 | 10h 34
FONTE: ESTADÃO

Uma infecção transmitida sexualmente e geralmente associada ao câncer de colo do útero também está relacionada a um risco quintuplicado de câncer no aparelho vocal, segundo um estudo publicado na revista Journal of Infectious Diseases.
Pesquisadores chineses combinaram os resultados de 55 estudos das últimas duas décadas, e descobriram que 28% das pessoas com câncer de laringe tinham tecidos tumorais com resultados positivos para o vírus do papiloma humano (HPV). Mas esse índice variou amplamente de estudo para estudo - desde a ausência do HPV em pacientes com câncer de garganta, até uma taxa de infecção de 79% nos pacientes com tumores.
"A infecção pelo HPV, especialmente pelo tipo HPV-16, de alto risco, foi apontado como significativamente associado ao risco de carcinoma de células escamosas de laringe", escreveu o coordenador do estudo, Xinagwei Li, da Academia Chinesa de Ciências Médicas e da Faculdade Médica da Universidade de Pequim.
Além de reverem os estudos, os pesquisadores analisaram também 12 trabalhos que comparavam tecidos cancerosos e não-cancerosos em um total de 630 pacientes. Eles concluíram que os tecidos cancerosos de garganta tinham 5,4 vezes a chance de dar positivo para um exame de HPV, em relação ao tecido não-canceroso.
"Estamos descobrindo que o HPV parece estar ligado a vários carcinomas de células escamosas da cabeça, pescoço e garganta", disse William Mendenhall, oncologista especializado em radioterapia, da Universidade da Flórida, em Gainesville, que não participou do estudo.

Veja o texto na íntegra: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-associa-hpv-a-cancer-de-garganta,968525,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário